30/09/2016

A beleza diferenciada do aço corten

O Aço Corten, também conhecido como aço patinável, é resistente à corrosão atmosférica e proporciona visual rústico nos locais onde é utilizado. Ele pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto em externos, para composição de fachadas, revestimentos, fabricação de móveis, entre outros.

O que diferencia este aço dos demais existentes, é que o corten possui uma série de elementos na sua composição que melhoram as propriedades anticorrosivas do material, ou seja, este é um modelo de aço utilizado para durar anos, afinal ele é três vezes mais resistente à corrosão do que os demais aços vendidos atualmente.

Pelo fato de possuir elementos como cobre e cromo em sua composição, sofre uma interessante reação química em contato com a atmosfera, e desenvolve naturalmente uma pátina protetora de aspecto envelhecido, que dá o charme no produto final.

dsc03196

Há, ainda, a possibilidade de acelerar o envelhecimento através de processos físicos e químicos de preparação da superfície, inclusive, o tempo úmido intercalado com tempo seco é grande aliado nesta ação para que a peça chegue no ponto certo. Se for de desejo do cliente, ainda pode ser aplicado um verniz em cima do produto para dar outro tipo de acabamento na mesma.

A arquitetura de fachadas está sempre sofrendo alterações e se reinventando, o aço corten surgiu como uma alternativa moderna e de fácil adaptabilidade para se misturar a paisagem natural e criar um aspecto ao mesmo tempo rústico e inovador. Além disso, possui vantagens sobre as fachadas de ferro e elementos em aço convencionais, visto que é possível manter um elemento enferrujado na fachada sem se preocupar com a sua integridade estrutural.

andrademaia-fachadaacocortenfachadaacocorten

Voltar