29/01/2019

Coberturas em telhas com enchimento de eps servem como isolante térmico e acústico

As estruturas metálicas podem receber uma série de coberturas, dentre elas a de telhas com enchimento de EPS (Isopor). São produtos que apresentam resistência e durabilidade, além disso servem também para construção de fechamentos laterais, paredes, divisórias e vedação de fachadas. Opção técnica para uma construção rápida, econômica e aliada aos benefícios do isolamento térmico e acústico. A possibilidade de serem montadas tanto na vertical como na horizontal, em sentido normal ou invertido, faz das telhas uma parceira importante em projetos arquitetônicos.

Esta modalidade de telha pode ser de aço galvanizado ou galvalume, em seu interior ela contém um isolante, neste caso o isopor e, na parte inferior pode ter novamente uma telha (telha sanduíche) ou ainda uma espécie de filme que é utilizado também como forro em muitos projetos. A espessura padrão do isopor é de 30mm, contudo pode variar de acordo com o nível de isolamento que se deseja. O peso varia de 12 a 14 kg por metro quadrado. Em relação ao tamanho, em geral, encontra-se no mercado telhas termoacústicas com largura de 1 metro e comprimento que pode chegar até uns 8,00m, de acordo com a necessidade. As faces metálicas da telha sanduíche podem ser pintadas com tinta eletrostática, podem ser aplicadas em projetos de grande e pequena escala e dispensam forro (são instaladas de forma direta).

eps-para-telhas-termicas-thumb1

Conheça alguns benefícios das estruturas cobertas com telhas termoacústicas:

  • Proporciona significativa redução dos ruídos externos – barreira acústica de 20 a 40 decibéis;
  • Propicia 90% de redução térmica para fechamentos e coberturas a um custo menor do que outras alternativas;
  • Possui ação retardante na ação de chamas;
  • Não absorve água;
  • Por sua propriedade isolante, a telha sanduíche ajuda na economia doméstica, já que, ao garantir o controle térmico dos ambientes, diminui os gastos com o ar-condicionado, por exemplo;
  • O controle térmico que a telha sanduíche oferece evita o superaquecimento das coberturas, evitando assim a condensação e gotejamento de água.

Veja algumas coberturas realizadas pela LF Parthenon:

Foto0296 MineriosFerreira

 

Voltar