04/03/2016

Estruturas Metálicas ganham cada vez mais mercado

O cenário de obras com estruturas metálicas se mostra favorável e tem crescido no Brasil. Dados fornecidos pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) informam que a participação do material em obras no país cresceu de 5% no ano 2000 para 14% em 2010, e tem perspectivas de manter o crescimento.

As estruturas metálicas estão presentes de forma expressiva em empreendimentos nos quais são necessários vencer grandes vãos, como por exemplo, na construção de galpões industriais. No entanto, a presença do aço como elemento estrutural tem se mostrado significativa também em residenciais de alto padrão e em edifícios de muitos pavimentos, mercado no qual a LF Parthenon direciona hoje seu foco.

Sabe-se que construções em estruturas metálicas têm suas particularidades, as peças devem ser milimetricamente calculadas e cuidadosamente fabricadas para não haver problemas na execução e montagem. Além disso, quando combinada com outros materiais como alvenaria e madeira alguns procedimentos e cuidados devem ser observados para evitar problemas de aderência e vedação.

Outro item fundamental quando se fala em estruturas de metal, é a pintura das peças, que devem ser muito bem limpas para que a graxa que contém no aço seja totalmente retirada, além da realização de acabamento minucioso e pintura com fundo e tinta adequados, como forma de garantir seu aspecto e durabilidade.

O Arquiteto Siegbert Zanattini afirma que:  “A solução em aço como estrutura é, entre todos os sistemas construtivos, a que melhor atende às condicionantes de obras sustentáveis, reduzem os custos com energia e desperdícios, chegando em 0% de resíduos jogados fora, além da flexibilidade de poder montar e desmontar em locais diferentes”. Ainda se tem certo tabu quanto aos custos das obras em estruturas metálicas serem muito elevados, que aos poucos vem sendo desmistificado, pois há visíveis e significativos ganhos de tempo de execução e economia de mão de obra, que acabam compensando, sem contar a questão abordada pelo arquiteto quanto à sustentabilidade.

Fonte: construçãomercado.pini.com.br

Voltar