29/09/2014

Vantagens na utilização de estrutura metálicas

Partindo da necessidade de um de seus clientes uma empresa da Engenharia de São Paulo fez estudo que mostra uma comparação entre o custo-benefício de duas opções de estrutura: metálica e concreto.

O engenheiro e diretor comercial da empresa, Eduardo Marmo, relata que, inicialmente, além das duas opções estudadas, o cliente solicitou que fosse verificada também a alternativa com pré-moldados de concreto. No entanto, essa opção logo foi descartada por questões econômicas. De acordo com a construtora, o custo seria elevado - algo em torno de R$ 3,5 mil/m³ de concreto - e demandaria prazo de cerca de quatro meses para fabricação e montagem - período considerado longo.

Ao confrontar os custos da estrutura metálica com os do concreto armado, a construtora constatou que a segunda opção (concreto armado) seria a mais econômica. No entanto, outros fatores eram desfavoráveis: prazo mais longo e logística complexa em termos de movimentações e entregas de insumos, sobretudo de concreto usinado, que exigiria interrupções e transtornos à via pública.

Decidiu-se por realizar a obra em estrutura metálica, e o resultado final superou as expectativas e conduziu para um projeto com uma taxa de consumo de aço 15% inferior ao previsto inicialmente, o que permitiu reduzir a diferença de preços entre concreto armado e estrutura metálica, tornando a segunda 21,62% mais onerosa. "Com a solução em metal conseguimos executar a fabricação mais a montagem da estrutura completa em 60 dias, metade do prazo que teríamos na opção em concreto armado", revela Marmo.

Além disso, outra vantagem visualizada pela construtora foi poder dar início à fabricação da estrutura antes mesmo da conclusão das fundações. "Temos também uma construção mais esbelta, com pilares de seções reduzidas em relação à solução em concreto, fundamental para os conceitos e pré-requisitos de estética e layout do projeto arquitetônico", conclui o engenheiro Eduardo Marmo.

Voltar