22/06/2016

Logística reversa: atividade geradora de vantagem competitiva

No desenvolvimento mais profundo do conhecimento da logística e suas ferramentas, surgiu uma nova modalidade, ainda incipiente no meio empresarial, que objetiva atender uma necessidade crescente de gestão eficiente do fluxo de retorno de produtos e materiais. O fluxo inverso na cadeia de suprimentos denominado Logística Reversa, passou a integrar o conjunto das competências logísticas, tendo como foco o que ela sempre sustentou, a satisfação do cliente.

As práticas de logística reversa têm sido incentivadas pelos próprios clientes, que vem modificando sua cultura de consumo. Os consumidores estão exigindo um nível de serviço mais elevado das empresas e estas, como forma de diferenciação e fidelização dos clientes, estão investindo nesta modalidade logística.

Estamos inseridos em um contexto no qual os recursos naturais e as instalações de disposição final de resíduos são finitos e escassos, para tanto, a recuperação de produtos e materiais usados é fundamental para suportar o crescimento da população e os incrementos nos níveis de consumo. As considerações mais comuns que se faziam com relação a recuperação de produtos, mais antigamente, eram direcionadas às áreas de engenharia da empresa, que tratavam de corrigir perdas internas e sobras nos processos produtivos. Entretanto, a área de logística veio a ser envolvida neste processo e se preocupar com o gerenciamento de resíduos, reuso e reciclagem de peças.

Em sua maioria, as organizações não tratavam com importância o gerenciamento e entendimento da logística reversa. Esta visão vem se modificando e algumas empresas já começam a explorar o assunto, e perceber o valor estratégico que este sistema pode trazer em prol de seu desenvolvimento, a LF Parthenon é uma delas, que há um ano vem incorporando estas práticas em sua fábrica, buscando uma produção mais sustentável.

A utilização do fluxo reverso de materiais tem o objetivo de devolver os produtos ao longo de sua cadeia de suprimentos até sua origem, para que estes materiais possam ter destinação correta, seja a reutilização, reciclagem ou reparo. Desta maneira, a destinação correta e responsável para eles é realizada. Na figura abaixo, é possível observar claramente como funciona a Logística Reversa:

201606-logisticareversa

Sabe-se que este conceito ainda é pouco disseminado no Brasil, mas ao mesmo tempo, está em constante crescimento, visto que cada vez mais as empresas preocupam-se em reduzir custos, aumentar as vantagens competitivas frente aos seus concorrentes e, além disso, amenizar os impactos gerados por seus produtos no pós-consumo, visto a crescente preocupação com o desgaste do meio ambiente. A utilização desta prática mostra-se também como uma maneira de respeitar as legislações ambientais que cada vez mais estão mais rígidas e complexas.

Voltar